Você sabe qual é a diferença entre uma editora tradicional e uma editora independente? Pois esse é o tema do nosso artigo de hoje, vamos lhe contar quais as vantagens e desvantagens entre uma e outra editora.
Se você está pensando em publicar o seu livro, mas não sabe por onde começar, ou ainda, em escrever um livro e já quer se preparar e conhecer melhor o mercado editorial, aqui é o lugar certo.
No nosso artigo anterior (Como publicar o seu primeiro livro: Guia passo a passo), ensinamos detalhadamente como publicar o seu primeiro livro. Então se você ainda não leu, vale a pena dar uma olhadinha lá.
Entretanto, hoje falaremos da diferença entre uma editora tradicional e uma editora independente. Muita gente nem imagina que existam editoras independentes e acreditam que só é possível publicar um livro em uma editora tradicional e acabam desistindo.
Isso porque, muitas vezes, há uma grande dificuldade em conseguir publicar seu livro em uma editora tradicional, uma vez que elas, geralmente, buscam autores já conhecidos.
Portanto, se esse é o seu caso, hoje você vai conhecer a diferença entre esses dois tipos de editora e descobrir que publicar seu livro em uma editora independente é muito mais vantajoso que você possa imaginar.
Vamos nessa?
Antes de mais nada, a primeira decisão a ser tomada – e a mais importante –, assim que você terminar de escrever o seu livro, é como ele será publicado. A produção editorial é um universo bastante amplo no qual os escritores devem dar atenção. Contudo, é possível que surjam algumas dúvidas sobre escolher entre uma editora tradicional ou independente.
Com isso, é importante que os autores iniciantes estejam atentos às diferenças entre as editoras tradicionais e independentes, pois, assim, é possível entender as vantagens e desvantagens de cada uma e, dessa maneira, poder escolher qual melhor modelo optar.
Na publicação feita com uma editora tradicional, a empresa fica responsável por todo o processo de edição, produção, divulgação e distribuição da obra, além de todos os custos.
Quem opta por esse modelo, tem o desafio de conhecer as diferentes linhas editoriais que existem, discernir quais as editoras mais adequadas à sua escrita e fazer uma leitura do mercado para conhecer perfis e tendências. Dessa mesma maneira, ainda é preciso ter flexibilidade para adaptar (ou até mesmo reescrever) o seu trabalho de acordo com a preferência do público e apelo comercial.
Ao comprar os direitos de publicação, a editora cuida de todos os processos e custos para que o livro fique pronto e disponível para a venda. O autor, em troca, recebe uma porcentagem pelos livros vendidos, que costuma girar em torno de 10%.
Após assinar o contrato, o autor precisa apenas acompanhar o processo editorial, não sendo o principal responsável por ele.
Todos os custos de produção do livro são da editora.
Por serem editoras com mais autoridade e conhecidas do mercado, é esperado que as publicações tenham mais destaque na divulgação e distribuição.
A maior parte do lucro vai para a editora e o valor repassado para o autor é bem baixo.
Maior tempo de produção e menor autonomia do autor.
Podem ser demandadas alterações na obra já concluída, a fim de deixá-la mais comercial.
O autor não tem muito controle sobre como será produzido o livro
Esse, certamente, é o caminho mais difícil para autores iniciantes, pois a aposta das grandes editoras em novos nomes é bem limitada.
Caso opte por uma editora independente, o texto original é de responsabilidade do autor, porém, a editora fica responsável pela preparação, diagramação, projeto gráfico, revisão de provas e impressão do livro, normalmente por um preço justo.
Trata-se de uma alternativa cada vez mais propagada, já que o escritor não precisa esperar a resposta de uma editora durante anos, recebe a maior parte do lucro e tem a autonomia para escolher diferentes aspectos da publicação.
Com as editoras independentes, grande parte da divulgação é de responsabilidade do autor, mas o interessante é que algumas dessas editoras também prestam serviço de divulgação e oferecem até assessoria. Nessas editoras, porém, você tem de pagar tudo ou boa parte da publicação.
Em geral, é mais fácil ter uma obra aceita por esse tipo de editora, pois o autor se compromete com parte do custo (ou o custo total) do livro, o que gera quase nenhum risco para a publicadora.
O autor não precisa ter conhecimento aprofundado de processo editorial para publicar sua obra.
Os custos de produção e impressão de um livro podem ser bem altos dependendo do tamanho da tiragem.
É preciso muito cuidado por parte do autor em relação à editora que está contratando. É bom recolher depoimentos de quem já publicou com a empresa para saber se tudo é feito da forma correta.
Editoras independentes nem sempre oferecem a parte mais difícil para um autor iniciante: a distribuição dos livros.
Dificilmente seu livro estará em todas livrarias, mas poderá ser vendido, por exemplo, em todos os marketplaces disponíveis na internet.
Agora que você conheceu as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de editora, vamos lhe dar um bônus, com 5 dicas que todo autor deve saber antes de publicar um livro. Acompanhe.
Este é um detalhe importante. Ponha-se no lugar do leitor, ninguém deve escrever para si, à exceção se for um diário. Um bom texto é aquele que prende a atenção do leitor durante toda a leitura, e deve estar estruturado com início, meio e fim.
Mas há exceções: determinados gêneros são feitos para não ter uma leitura linear, ou seja, do início ao fim, capítulo a capítulo – é o caso da crônica e da poesia, onde a leitura de um determinado capítulo ou poema não implica em uma leitura dos anteriores.
Procure não usar parágrafos muito longos; a leitura, assim como a música, exige pausa. Isso ajuda o leitor a assimilar melhor o conteúdo e, visualmente, o texto fica mais agradável, além de tornar a leitura menos cansativa. Parágrafos médios, entre 350 e 500 caracteres são o ideal.
Mas isso não é uma regra, é uma sugestão, há autores que preferem parágrafos longos por razões pessoais. No caso dos diálogos, tão comum nos romances, não tem jeito, às vezes o parágrafo tem apenas uma linha.
Quando o autor contrata uma editora para produzir o seu livro, é ela quem tem que se preocupar com capa, diagramação, acabamento e outros detalhes. É importante o autor focar no texto e não ficar quebrando a cabeça para dar conta de fazer capa, diagramação no Word, etc.
Evite colocar aquele desenho “bacana” do seu sobrinho ou amigo próximo. A capa é a primeira impressão que os leitores terão do seu livro. Não tem jeito!
Aqui, na Ás Editorial, temos excelentes profissionais que, certamente, poderão lhe sugerir capas atrativas que possibilitará ao seu livro ter um melhor destaque nas prateleiras das livrarias. É claro que você terá a oportunidade de trocar ideias e informações até a versão final da capa.
Entre o escritor e o leitor há uma cadeia de empresas e profissionais que trabalham muito para que o seu livro chegue ao seu público alvo.
É importante ter em mente que tudo isso tem um custo, portanto, é preciso que o livro seja viável no seu aspecto econômico.
É importante informar que quem vai a lançamento de livro é o público mais próximo do autor (familiares e amigos), salvo ele seja uma celebridade, por isso é importante facilitar o acesso dos convidados.
Se o autor está em uma determinada região da cidade, não faz sentido marcar o lançamento no lado oposto só porque lá tem uma livraria “chique”; o autor pode correr o sério risco de ter seu evento esvaziado.
O ideal é escolher lugares próximos ao público, pode ser um salão de festa, alguma biblioteca ou espaço público adequado; algumas instituições costumam ter um bom espaço para este tipo de evento, pesquise.
Gostou do conteúdo?
Se você quer publicar o seu livro conte com a Ás Editorial! Oferecemos toda a estrutura de serviços necessários para a publicação de seu livro impresso sob demanda ou digital de acordo com suas necessidades.
Nossa equipe é formada por colaboradores com mais de 25 anos de experiência nas áreas editorial e gráfica, com atuação efetiva nas mais importantes editoras do Brasil.
Venha conhecer nossas soluções customizadas e atendimento personalizado.