Você sonha em publicar o seu livro, mas ainda não sabe como? Muitas pessoas almejam viver da escrita ou conseguir uma renda extra através dela. Sabem escrever muito bem, mas quando chega a hora de publicar o livro, ficam estagnadas.
Se esse é o seu caso, estamos aqui para ajudá-lo. Hoje, em nosso blog, vamos lhe mostrar como publicar o seu livro em um guia passo a passo para que você consiga realizar o seu sonho. Quer saber mais? Acompanhe.
Antes de mostrarmos o passo a passo, você deve saber que existem diversos modos de publicação, que entraremos em detalhes mais adiante, e é muito importante que você saiba quais são e como deve desenvolver sua publicação em cada um desses modelos.
Os modos de publicação são:
Agora, vamos imaginar que você já tenha o seu livro todo escrito. A partir desse momento, temos claro que a sua ideia pode ser publicada e o seu sonho realizado. Então, vamos ao primeiro passo:
Primeiramente, por mais que não seja uma regra obrigatória, ter seus direitos autorais devidamente registrados vão lhe proporcionar muito mais segurança jurídica e você não precisará mais se preocupar com plágios ou coisas do tipo.
Você pode registrar seus direitos em uma instituição confiável e a mais indicada é a Biblioteca Nacional, que há muitos anos vem fazendo esse serviço sendo considerada a principal no país.
Como falamos inicialmente e agora vamos aprofundar, existem vários modos de publicar um livro, ou, como também costumam chamar, modelos de publicação. Que nada mais são que mecanismos e recursos que podem ser usados para publicar um livro.
Como já partimos do pressuposto de que você tem seu livro terminado e totalmente escrito, então é só escolher agora a melhor maneira, para publicar o seu tão sonhado livro.
Esse é o modelo mais comum em que há muito tempo escritores e autores vêm publicando os seus livros. Uma editora tradicional faz todo o trabalho editorial para o autor, onde este não precisa pagar nada para ter o seu livro publicado.
Dessa maneira, o faturamento da obra é dividido entre autor e editora. Essa divisão é sempre pré-estabelecida através de um contrato de edição, que você deve ler com muita atenção antes de assinar.
Em geral, para se ter uma ideia, ao publicar o seu livro neste modelo, o autor recebe, em média, 10% do valor de capa por seus direitos autorais como pagamento.
Publicar o seu livro com uma editora tradicional é muito interessante para quem está iniciando uma carreira, pois reduz os custos para o autor e gera muita autoridade e prestígio no ramo editorial.
Em seguida, para encontrar uma editora tradicional, você pode buscar na internet. Porém, vai muito além de apenas encontrar uma editora na internet; antes de decidir escolher por uma, é importante saber se a editora tem em seu catálogo livros semelhantes ao seu.
Você pode navegar pelo site da editora e verificar os livros para certificar-se de que ela publica livros que tenham o mesmo assunto que o seu.
Outro ponto a ser observado é se essas editoras estão aceitando originais no momento. Em geral, elas deixam disponibilizados em seus sites essa informação, caso não haja, você pode buscar alguma forma de contato, no site mesmo, e fazer uma solicitação perguntando se estão aceitando.
Resumidamente, seriam esses passos para publicar o seu livro com uma editora tradicional. Agora vamos ao próximo modelo de publicação.
Outra opção de publicar o seu livro é através de um concurso ou prêmio literário. Nesses eventos os autores se cadastram e colocam as suas obras para disputarem com as de outros autores.
Em geral, muitos desses concursos oferecem como prêmio uma publicação da sua obra em alguma editora tradicional de maior prestígio. Portanto, é uma excelente opção com baixo custo.
Atualmente existem muitas leis de Incentivo cultural ou Patrocínio cultural, leis municipais, estaduais ou federais que disponibilizam um incentivo financeiro para o autor publicar a sua obra.
Essa é também uma boa opção para quem busca publicar o seu primeiro livro e entrar no mercado editorial.
Uma opção que vem crescendo e tomando espaço entre os autores é o sistema de crowdfunding, também chamado financiamento coletivo e, embora não seja uma prática aqui na Ás Editorial, pode ser uma boa opção para você arrecadar verba para conseguir publicar seu livro.
Funciona como uma espécie de “vaquinha” em que os fãs ou outras pessoas interessadas no livro, investem em seu lançamento.
Ele pode ser divulgado nas redes sociais ou de muitas outras maneiras. Você pode usar a criatividade aqui para divulgação. Esse apoio dos fãs e pessoas interessadas é muito satisfatório, pois revela que o autor não está sozinho, como muitos pensam.
De maneira geral, você divide os custos da publicação com quem entra nesse financiamento coletivo. Essa prática tem se tornado uma tendência e é sempre bom ficar de olho. O recurso captado você pega para fazer a publicação do seu livro com alguma editora independente, por exemplo.
Finalmente, uma das opções também muito utilizadas nos últimos tempos é a publicação independente ou autopublicação, que nada mais é que o autor fazer toda a produção do seu livro.
Funciona da seguinte maneira, o autor escreve seu livro e fica responsável por todas as etapas editoriais, que falaremos a seguir, ou ainda, ele também tem a opção de contratar uma editora independente para realizar o seu sonho de publicar o seu livro.
Desta maneira é necessário um investimento nas áreas de edição, diagramação e design editorial. O autor pode buscar ajuda de conhecidos para isso, ou também fechar com essas editoras independentes, o que é uma excelente opção, pois facilita todo o trabalho até a publicação.
Nós, da Ás Editorial, somos uma editora independente e especialistas em autopublicação. Estamos há 30 anos no mercado editorial e queremos te ajudar a realizar o seu sonho de publicar o seu livro.
Entre em contato conosco para saber mais.
Como já falado anteriormente, quem opta por uma editora tradicional não terá que se preocupar com nenhuma dessas etapas. Já quem decidiu publicar por uma editora independente deverá cuidar de todas essas etapas, o que é muito positivo, pois o autor acompanha de perto todo o projeto.
De maneira geral, um projeto de edição de um livro se baseia basicamente pelas seguintes etapas:
Nessa primeira etapa um profissional chamado parecerista, faz uma leitura crítica da obra e analisa a obra como um todo, dizendo se está escrita adequadamente conforme o gênero literário, como deve ser corrigida ou aperfeiçoada.
O parecerista não faz a revisão do texto, na verdade, ele olha pontos como: coerência na ordem dos capítulos, relevância da obra, se há necessidade de acréscimo no texto ou alteração de algumas partes, e pontuar trechos confusos.
Nessas etapas, verificam-se os erros de gramática e ortografia ou até mesmo de estilo literário. Por mais que o próprio autor seja muito cauteloso nesse sentido ao escrever sua obra, podem passar alguns erros, daí a necessidade dessa etapa.
O designer gráfico é o responsável pelo projeto gráfico e diagramação. Nessas etapas, os elementos visuais, fontes, alinhamento, imagens, são organizados com o texto de acordo com um padrão editorial. .
Para isso é preciso que, antes, o autor já faça uma “pré-diagramação” a fim de evitar erros e agilizar o processo. Por exemplo, enviando o texto bem formatado em algum programa do seu computador mesmo.
O profissional irá seguir todas as orientações do autor e também irá sugerir adaptações segundo os seus conhecimentos técnicos. Isso tudo é muito conversado e sempre bem alinhado, então você não precisa se preocupar.
O designer poderá também desenvolver uma capa ideal para o seu livro, levando em consideração o tema e a ideia do texto em si. Em alguns casos, quem assume o desenvolvimento da capa é o capista.
A etapa de revisão de prova é realizada somente quando toda a etapa anterior, diagramação e edição do livro, estiver pronta, pois, aqui, não é feita apenas uma revisão ortográfica e gramatical, mas também o que foi proposto na diagramação.
Ou seja, o responsável por essa etapa verifica se há um padrão em relação às linhas do texto, se há alguma linha de um parágrafo sozinha (também chamada viúva), se há negritos ou textos em caixa alta, cabeçalhos e rodapés, e todos os detalhes nesse aspecto.
O ISBN é um código e é muito importante para a identificação do seu livro, pois, através dele é possível identificar o título, o autor, o país, a editora e o formato do livro. Hoje a agência responsável é a Câmara Nacional do Livro (CNL). O ISBN é um registro obrigatório, assim como a Ficha Catalográfica.
Etapa indispensável, pois fornece todas as informações básicas, catalogadas para que o seu livro, ao ser procurado em uma livraria ou biblioteca, por exemplo, seja facilmente encontrado. Tanto um bibliotecário como também a CNL podem realizar esse serviço.
Finalmente a publicação. Nesta etapa, após tudo pronto, catalogado e registrado, você pode mandar publicar o seu livro para todos os leitores. Porém, ainda assim, falta uma etapa, a da Averbação e Depósito legal.
Nessa etapa, a averbação é um processo que, assim como o registro dos direitos autorais, se dá também pela Biblioteca Nacional (BN). Nesse processo, você deve preencher um formulário alegando que a sua obra está publicada e, então, ela é indicada como inédita pela BN.
O Depósito legal é a doação de pelo menos um exemplar do seu livro à BN. Essa exigência se dá por conta da Lei do Livro e é imprescindível que você realize essa etapa. Mas não se preocupe, pois é um processo gratuito.
Resumidamente as etapas de edição de um livro são:
Não fique assustado pensando que você não vai conseguir realizar o sonho de publicar o seu primeiro livro. Conte com a Ás Editorial! Entre em contato conosco que nós teremos o prazer de facilitar todo o processo de publicação do seu livro.
Vejamos agora alguns mitos sobre a autopublicação.
Ao contrário do que muita gente pensa e acaba espalhando fake news por aí e antes de encerrarmos o assunto, vamos desmascarar alguns mitos sobre a autopublicação para você não ter mais dúvida nem medo de publicar o seu livro.
Viu só?
Por mais que haja muitos passos e detalhes, publicar um livro não é algo impossível e não está tão distante de quanto você imaginava.
Agora que sabe tudo que tal dar o primeiro passo hoje mesmo em busca do seu sonho?
Entre em contato conosco. Vamos conversar!